Por Paulo Arenas
O Espeleo Planalto Central (EPC) comemora em 28/09/2022 seu primeiro ano de fundação oficial. O grupo surgiu com a proposta de fomentar de diversas maneiras o conhecimento e preservação das cavernas, do incentivo à espeleologia e as maravilhas que nossa atividade pode vivenciar para toda sociedade. Na busca de seus objetivos o EPC também é inovador ao ter como foco a promoção de parcerias diversas. Acreditamos que a troca de experiências combinada com a atuação junto a outros grupos de espeleologia, pesquisadores e comunidades locais pode alavancar a promoção desses objetivos.
Nesse ano os 32 sócios fundadores do EPC trabalharam em atividades de campo e participando em atividades da comunidade espeleológica.
Socios e Sócios Fundadores do EPC. Expedição Flores de Goiás (GO).
Acervo do EPC.
Como trabalhos de campo estão sendo desenvolvidas atividades no município de Flores de Goiás – GO, onde já há registro de cavernas na região, mas que pouco ainda se explora e divulga-se. Essa frente de trabalho localiza-se em região que antecede os municípios de Mambaí e São Domingos onde já é notória a riqueza espeleológica presente. Acreditamos que essa região do Estado de Goiás e fronteiriça entre os Estados de Minas Gerais e Bahia é de grande relevância para promoção da espeleologia e o conhecimento acerca da necessidade de preservação dos ambientes cársticos, além de poder contribuir com o movimento turístico sustentável em ambientes naturais que cada vez mais se expande no norte e nordeste goiano.
Na atuação junto à comunidade espeleológica fomos ao final de 2022 em Ituaçu-BA, para participação da expedição Sincorá-Peruaçu junto aos parceiros do Espeleonordeste e Grupo Araras de Espeleologia. Voltamos muito agradecidos e renovados pela energia positiva recebida e aprendizados compartilhados.
O EPC também participou ativamente do 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), realizado em Brasília/DF entre os dias 20 e 23 de abril de 2022. Na oportunidade nossos associados trabalharam voluntariamente nas atividades do congresso, receberam os congressistas em nossa capital, e participamos das atividades do evento e nas manifestações em defesa das cavernas brasileiras. Também fomos destaque como o grupo mais novo filiado à SBE.
Grupo EPC, mais novo membro filiado da SBE, participando das atividades do 36º CBE.
Membros do EPC também puderam participar do 18º Congresso Internacional de Espeleologia (ICS), ocorrido em Julho na França, e levar a experiência internacional vivenciado para nossos membros. Com certeza toda comunidade poderá contar com o EPC nas atividades do próximo congresso internacional que ocorrerá em 2025 em Belo Horizonte/MG.
Também começamos a receber nossos primeiros membros associados nesse primeiro ano, e estamos muito felizes e realizados com a congregação de ideias, entusiasmo e oportunidades que surgirão para o próximo ano.
Dedicamos parte de nosso tempo para organização administrativa que a fundação oficial do grupo acarreta. Além do estabelecimento de um estatuto robusto, com seu devido registro e lavramento nos livros cartorais, já se encontra em avançado a proposta de regimento interno que está sendo conduzido por voluntários do grupo para posterior debate amplo entre os associados. No mês passado já conseguimos o registro do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do grupo, abrindo assim a possibilidade do reconhecimento pleno de seus direitos enquanto pessoa jurídica para consecução de seus objetivos. Em breve nosso site será lançado com muitas novidades. Ainda falta muito nesse campo administrativo, mas temos certeza que avançaremos um passo por vez de maneira constante e crescente.
Ainda no mês passado, nosso sócio fundador e pesquisador João Paulo Bernardes pode apresentar sua tese de mestrado que contou com a colaboração e apoio do EPC nas coletas na caverna Muzungo, em Flores de Goiás. Nossos especiais parabéns ao João Paulo e seu orientador, também sócio fundador do EPC, Marcus Teixeira pelo belíssimo trabalho apresentado: Identificação molecular de Histoplasma capsulatum em ambientes cavernícolas do Distrito Federal e entorno.
Pesquisador João Paulo (foto à esquerda) apresentando sua tese de Mestrado, aprovada pela banca na Universidade de Brasília.
Mas nem tudo se resume ao trabalho feito por nossos membros. Também tivemos tempo de comemorar e festejar nossas alegrias e conquistas ao longo desse ano.
Confraternização de final de ano do EPC, recepção de espeleólogos em Brasília/DF e atividade contemplativa em Terra Ronca-GO. Acervo EPC.
Você também quer participar do EPC? Gostaria de propor uma parceria conosco? Alguma expedição? Ou apenas quer nos encontrar naquela passada rápida por Brasília? Estamos de braços abertos. Entre em contato por meio de nossa secretaria em: 61-982889011 ou por meio de nossas redes sociais: @espeleoplanaltocentral (Instagram).
Por final, apresentamos a mensagem de nosso Presidente em homenagem ao primeiro aniversário do EPC.